Tomada com IDR, interruptor diferencial residual é uma tomada a prova de choques. Seja tomada de 2 pinos ou 3 pinas as tomadas de 10A e 20A devem possuir proteção elétrica contra choque elétrico. O IDR ou DR em instalação elétrica tem a função de proteger as pessoas contra choque elétrico.

A tomada protegida para crianças é uma tomada que possuí um DR integrado, o DR Siemens, DR Schneider, DR Tramontina, DR Altronic, DR WEG é fabricado para proteção das pessoas. Mundo da Elétrica fala neste vídeo como funcionam as tomadas protegidas com DR e IDR no Canadá, suas vantagens e desvantagens.

Vídeo sobre as TOMADAS mais SEGURAS

Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:

  • Apresentar tomadas com DR super seguras.
  • Segurança ao manusear tomadas e aparelhos eletroeletrônicos.

Abordamos os seguintes itens no decorrer deste vídeo:

  • Por que as tomadas já não vem todas com um IDR dentro delas? Esta é uma dúvida de muitos eletricistas afinal no Canadá muitas tomadas já possuem IDR integrado.
  • O IDR usado nas instalações elétricos do Brasil é instalado geralmente no quadro de distribuição. A norma apenas especifica quais tipos de circuitos devem possuir IDR.
  • No Canadá, em estabelecimentos públicos, principalmente em banheiros e cozinhas que são áreas com água e umidade é bem comum ver tomadas protegidas contra choque elétrico.
  • Existem várias vantagens no uso de tomadas com IDR integrado:
    Facilidade e segurança ao testar, pois não precisa de abrir o quadro de distribuição.
    Atuação específica apenas no circuito de tomadas protegido evitando o desligamento de outros circuitos.
    Facilidade ao rearmar, em caso de desligamento qualquer leigo consegue rearmar a tomada apenas apertando um botão.

Partes em destaque neste vídeo (editar anotações):

  • 00:48 – Veja qual a diferença entre DR, IDR e DDR, além de aprender como funciona esses dispositivos e entender qual o dispositivo deve ser usado em cada caso.
  • 03:16 – Ter conhecimento sobre seletividade elétrica é fundamental para o eletricista. Aprenda o que é seletividade elétrica e qual a sua importância!

Outros vídeos que complementam este assunto:

Como testar IDR? Como usar o botão de teste?

DR precisa de ATERRAMENTO?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)