DEU RUIM coloquei um fio em CURTO-CIRCUITO na ÁGUA.
O cabo elétrico submerso na água quando exposto à uma sobrecarga pode causar graves danos elétricos à instalação. O cabo para uso submerso não é como os fios e cabos elétricos comuns, ele tem uma isolação especial. Existem várias marcas de fios SIL, Pirelli, Amperflex, Alubar, Condex, Danflex, Ficap, Megacampos e etc.
A sobrecarga elétrica pode acontecer quando o cabo elétrico mal dimensionado sofre uma sobrecarga elétrica e esquentar causando incêndio.
Leia também
Emenda para cabo submerso deve ser feita de forma especial, pois a emenda em fio submerso não pode deixar ocorrer fuga de corrente elétrica. Para quem não sabe a fuga de corrente elétrica é uma corrente que além de fluir para o circuito principal, é escoada para outra massa durante o seu percurso. Neste vídeo fizemos alguns testes com o cabo submerso na água.
Vídeo sobre cabo elétrico submerso na água
Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Cabo em sobrecarga.
- Como se comporta um cabo submerso na água em caso de sobrecarga.
Temas abordados:
- O que acontece se um cabo submerso em água sofrer uma sobrecarga?
- Usando este transformador que suporta uma alta corrente é possível submeter um cabo à um teste de sobrecarga.
- O cabo esquenta e começa a soltar fumaça dentro da água. Isso acontece porque a água não entra em contato com o cobre, devido a proteção plástica.
- Internamente o condutor de cobre esquenta e derrete o plástico isolante, e na parte externa o isolante é resfriado pela água, depois de um tempo o cabo rompe.
- Fazendo o mesmo teste com um cabo sem isolação o cobre esquenta e a água em volta do condutor esquenta. Este é o princípio da resistência de um chuveiro elétrico.
- Para o cabo romper vai ser necessário que toda a água evapore para que não haja mais troca de calor com o condutor. Mas isso levaria horas e horas!
- Com esta experiência é possível entender melhor como funciona uma resistência de chuveiro.
Partes em destaque neste vídeo:
- 00:12 – A sobrecarga é o aquecimento excessivo de um cabo elétrico e resulta em um gasto desnecessário da energia elétrica.
- 00:58 – A termografia proporciona a análise da temperatura nos circuitos elétricos.
Vídeos do Mundo da Elétrica similares:
FIO quente GASTA mais? TESTAMOS
FIO x CABO FLEXÍVEL, teste de curto-circuito. Qual condutor é mais bruto?
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
ELETROFITA, você usaria depois destes TESTES?
COR de fios e cabos da INSTALAÇÃO ELÉTRICA
Aterramento para circuito de iluminação
CAPACITOR 2 em 1, como assim? Isso NINGUÉM mostra!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.