DUVIDO que você sabe ISSO sobre disjuntor!
Existem vários tipos de disjuntores para baixa tensão, mini-disjuntor, disjuntor caixa moldada, disjuntor aberto, disjuntor motor e disjuntor DR, todos para proteção de circuitos elétricos. O disjuntor caixa moldada assim como o mini-disjuntor é instalado nos quadros de distribuição QDC e pode ser chamado de chave geral.
O disjuntor pode ser um disjuntor monopolar, bipolar, tripolar ou disjuntor tetrapolar para proteger uma fase ou várias fases e o neutro de acordo com as fases. Os disjuntores também podem ser chamados de disjuntor monofásico, disjuntor bifásico e disjuntor trifásico. Os disjuntores têm curva de proteção B, C e D, que deve ser escolhida de acordo com o equipamento que o disjuntor vai proteger. O Mini-disjuntor pode ser Nema ou Din, de acordo com a norma que o disjuntor atende. Neste vídeo o Munda da Elétrica fala sobre disjuntores para baixa tensão.
Leia também
Vídeo sobre disjuntores para baixa tensão
Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Quais são os tipos de disjuntores para baixa tensão.
- Quais as características dos disjuntores elétricos para baixa tensão.
Temas abordados:
- Os disjuntores são elementos de proteção para as instalações elétricas. Existem os mini-disjuntores que geralmente suportam no máximo 63A e disjuntores em caixa moldada que suportam correntes bem maiores.
- A corrente nominal de um disjuntor In, é a quantidade máxima de corrente elétrica que o disjuntor suporta em regime permanente. Ultrapassando esta corrente o disjuntor tem que desligar o circuito.
- A corrente de curto-circuito do disjuntor é a corrente máxima que um disjuntor suporta em caso de curto-circuito ou outra falha.
- Os disjuntores em caixa moldada possuem valores de corrente de curto-circuito muito maiores que os mini-disjuntores. Por isso eles têm uma estrutura física bem maior.
- As curvas dos mini-disjuntores e dos disjuntores em caixa moldada são diferentes de acordo com o equipamento que o disjuntor protege.
Partes em destaque neste vídeo:
- 00:57 – Os disjuntores podem ter tecnologia de comunicação com outros dispositivos, e também podem ser ligados e desligados remotamente.
- 02:57 – O disjuntor do padrão de entrada é a primeira proteção elétrica da instalação elétrica, sendo chamado de chave geral nas instalações elétricas.
- 05:57 – Existem disjuntores que também protegem o neutro em certas características.
Abaixo temos outros vídeos do Mundo da Elétrica que complementam este assunto:
Disjuntor termomagnético – Veja o funcionamento por dentro!
ACESSÓRIO para DISJUNTOR, você precisa conhecer!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Loucura! CHOQUE no CHÃO, mais de 600V!
Como medir POTÊNCIA com MULTÍMETRO.
DEU TRETA! Cabo de NEUTRO PRETO pode?
SEM espaço no QDC, o que fazer?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.