Pilhas e baterias químicas dão choque? A pilha e a bateria elétrica são amplamente usadas e o choque elétrico é um risco constante. A pilha comum, a pilha pequena, a pilha seca são nomes dados para um acumulador de cargas elétricas. A tensão elétrica de uma pilha não é suficiente para fazer a corrente elétrica circular no corpo humano, por isso em situação normal a pilha e a bateria não dão choque elétrico.

A pilha 12v ou pilha 9V também é chamada de bateria, como as baterias de carros ou baterias de motocicleta. A corrente elétrica acumulada nestas baterias é bem alta, mas a tensão é baixa. Pilhas elétrica e baterias possuem tensão e corrente contínuas e está energia elétrica é gerada através de processo químico por isso as vezes são chamadas de pilhas químicas.

PILHAS e BATERIAS podem dar CHOQUE?

https://www.youtube.com/watch?v=tX5_0GA3p9U

Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:

  • Falamos sobre os riscos que a bateria de carro pode oferecer.
  • Responder se é possível tomar choque ou não em baterias e pilhas.
  • Explicamos como as principais grandezas elétricas se comportam, como e porque acontecem os choques elétricos.

Abordamos os seguintes itens no decorrer deste vídeo:

  • A tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos e quando existe uma diferença de potencial temos outra grandeza elétrica, que é a corrente elétrica.
  • Qualquer material oferece uma resistência elétrica, portanto existem materiais que oferecem uma resistência muito alta e outros materiais oferecem uma resistência muito baixa, podendo definir a resistência elétrica como a oposição que qualquer material oferece à passagem da corrente elétrica.
  • O choque elétrico é a passagem de corrente elétrica pelo corpo, isso acontece porque existe uma diferença de potencial elétrico entre o ponto energizado em que a pessoa entra em contato e a terra. Quando isso acontece o corpo está servindo como um condutor de eletricidade.
  • Não sofremos choque elétrico porque a tensão de uma bateria ou pilha é relativamente muito baixa. ou seja, como a tensão elétrica é baixa, ela não é suficiente para romper a resistência elétrica do corpo.
  • A intensidade do choque elétrico pode mudar de acordo com a resistência do corpo. Então, o choque pode ser diferente de uma pessoa para a outra, podendo variar também devido a vários fatores entre eles a umidade por exemplo.
  • As cercas elétricas possuem tensões extremamente altas, mas quando uma pessoa entra em contato com estes condutores ela sofre uma descarga elétrica, porém é um choque que na grande maioria das vezes não é fatal.

Partes em destaque neste vídeo:

  • 00:53 – Tensão elétrica, corrente elétrica e resistência elétrica são as principais grandezas da eletricidade. Nesta aula sobre corrente elétrica e sua definição é mostrado a diferença entre tensão e corrente e como essas grandezas se relacionam.
  • 02:40 – Veja como é uma bateria de 9V por dentro, abrimos uma e explicamos todos os detalhes sobre a bateria.
  • 03:40 – Choque em alta tensão é perigoso, por isso os primeiros socorros são essenciais. Um choque elétrico em alta tensão pode causar amputamento de membros e até a morte. Um curso de eletricidade pode evitar o risco do choque elétrico.

Outros vídeos que complementam este assunto:

FIO de TELEFONE da choque?

https://www.youtube.com/watch?v=q9vQyxUf_Oc&t=210s

CHOQUE no CARRO, por que?

https://www.youtube.com/watch?v=ciVBS3mlo4Q

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)