GATO no PADRÃO impossível de descobrir, SQN
O medidor de energia digital ou o medidor de energia antigo analógico, quando adulterado é chamado de gato de energia elétrica ou gato de energia no relógio. A concessionaria sabe como descobrir um gato na energia, o medidor de energia é inspecionado em laboratório em busca dos tipos de gatos de energia.
A fraude no medidor digital ou medidor analógico é crime, a multa para gato na energia é alta e a energia furtada é cobrada do cliente. Fazer um gato na energia é crime e perigoso, o gato pode causar acidentes e atrapalhar o funcionamento da instalação elétrica. O padrão de energia é a conexão da instalação elétrica com a rede da concessionária. Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica mostrando o processo de analise na concessionária de energia para identificar a preseta de adulteração no medidor.
Leia também
GATO no PADRÃO impossível de descobrir, SQN
Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Como é um laboratório de análise de medidores de energia elétrica.
- Como é testado um medidor de energia elétrica.
- Quais os tipos mais comuns de fraudes em medidores de energia elétrica.
Temas abordados:
- No Centro Integrado de Medição da CEMIG é feito o monitoramento dos clientes. Todos os dados são registrados em gráficos e planilhas, facilitando a identificação de alterações repentinas no consumo de energia.
- A CEMIG faz a inspeção em campo quando há diferenças bruscas e contínuas nas medições, mas esta inspeção não acontece apenas quando a CEMIG suspeita de fraude, ela também é feita para avaliar possíveis defeitos no medidor de energia.
- Caso o cliente note alguma mudança exagerada na conta de energia, ele pode entrar em contato com a CEMIG e solicitar uma análise. Se necessário o medidor é levado para o laboratório de análise da CEMIG
- Quando o medidor é retirado do padrão ele lacrado e o cliente recebe um documento sobre a análise.
- Tanto em caso de possível fraude, quanto nos casos de pedido do próprio cliente, a CEMIG agenda uma data e horário para que o cliente possa acompanhar a análise pessoalmente.
Partes em destaque neste vídeo:
- 00:47 – O multimedidor também faz medições de consumo de energia, além de muitas outras.
- 02:37 – O padrão de entrada é diferente de acordo com o tipo de ligação, monofásico, bifásico e trifásico.
- 05:27 – A troca do disjuntor do padrão de entrada deve ser feito apenas pela concessionária.
Outros vídeos que complementam este assunto:
MEDIDOR do PADRÃO gastando MUITO? Teste na hora!
CAÇANDO GATO com a CEMIG, olha o que encontramos.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Você NUNCA VIU a instalação ELÉTRICA desse JEITO! Boroscópio industrial
CONTA DE LUZ, aquilo que não te contaram!
POSTE, como é trocado?
DISJUNTOR TRAVADO, testamos essa gambiarra.
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.