POLÊMICA da tomada BIVOLT! Deu o que falar.
A tomada bivolt ou tomada bivolt 127V e 220V é uma tomada com seleção de tensão, podendo ser uma tomada 127V ou tomada 220V, bivolt significa duas tensões elétricas. As tomadas podem ser do tipo tomada de embutir ou tomada de sobrepor de acordo com a maneira de instalar a tomada. Tomada bivolt e tomada bipolar não são a mesma coisa.
Leia também
As principais fabricantes de tomadas são tomada tramontina, tomada Fame, tomada Pial, tomada Schneider, tomada Siemens, tomada Iriel, tomada Ilumi, tomada Mectronic, tomada Bivolt GSM. Pela internet é possível comprar tomada no site da Leroy Merlin. Já fizemos um vídeo no canal do Munda da Elétrica mostrando tudo sobre tomada bivolt, mas gera muita polêmica por isso resolvemos fazer outro vídeo responde os cometários.
POLÊMICA da tomada BIVOLT! Deu o que falar.
Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Principais dúvidas sobre tomada Bivolt.
- O que os eletricista acham da tomada bivolt e quais suas observações e dúvidas.
Temas abordados:
- Uma crítica sobre a tomada bivolt é que o usuário poderia esquecer de trocar a tensão e queimar o aparelho.
- Este risco realmente existe e foi bem destacado, mas o erro de um usuário não pode ser uma justificativa para tratar um produto como fora da norma.
- A rede para instalação da tomada bivolt tem de ser no mínimo bifásica FASE + FASE + Neutro, e deve ser com tensão 220V/127V ou seja, não funciona em 380V/220V porque a tensão máxima que a tomada suporta é 250V.
- E como ficaria a divisão de circuitos para essa tomada? Já que ela irá operar em duas tensões diferentes! Para esta tomada bivolt tem que ser usado 2 disjuntores, porque vão ser usados dois circuitos diferentes, um monopolar e um bipolar.
- Como fica o dimensionamento dos cabos? Tanto em 220V quanto em 110V o cabo deve suportar o máximo que a tomada suporta de corrente elétrica, então o cabo deve ser dimensionado para 20A.
- Segundo a norma NR10 todas as partes vivas devem ter o máximo de proteção possível para evitar contatos acidentais.
- Comparando com outro modelo de tomada, é possível ver que realmente a tomada bivolt poderia ser mais protegida!
Partes em destaque neste vídeo:
- 00:22 – Qual a segurança oferecida pelas tomadas do padrão de 3 pinos? É possível que as tomadas sejam mais seguras?
- 01:42 – As tomadas no Brasil são regulamentadas por norma, desta forma não pode haver mais de um padrão para as tomadas usadas no Brasil
- 03:02 – Existem vários tipos de tomadas para instalações elétricas e as tomadas industriais são bem diferentes se comparadas com as tomadas usadas dentro das casas.
Lista de vídeos similares:
TOMADA bivolt 127V e 220V
Como instalar TOMADA
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Loucura! CHOQUE no CHÃO, mais de 600V!
A FANTÁSTICA fábrica de interruptor e tomada
ELETROFITA, você usaria depois destes TESTES?
GENIAL, puxar tomada sem QUEBRAR PAREDE – Fita condutora de energia – ELETROFITA
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.